Make your own free website on Tripod.com

PERU 2001- Pelos caminhos do Inca

Cuzco, Vale Sagrado e Macchu Pichu

Home
Lima
Trujillo e norte do Peru
Arequipa e sul do Peru
Cuzco, Vale Sagrado e Macchu Pichu

lama.jpg
Macchu Pichu

 
Todos já ouvimos falar de Macchu Pichu e do Vale Sagrado dos Incas. Macchu Pichu é "o" monumento arqueológico do mundo, apenas comparável - talvez - às grandes pirâmides do Egipto ou ao forum antigo de Roma. É, em todo caso, o local mais espantoso e surrealista onde alguma vez estive e deixou marcas profundas...
Não foi fácil chegar lá. Em dois dias, "voei" de Arequipa, ao Sul do Peru, para Cuzco, onde, logo à chegada, me "aventurei" num "típico" taxi local até à estação inicial do mítico comboio do Vale Sagrado, que me conduziu até a Macchu Pichu, de volta a Cuzco e, no dia seguinte, a caminho de Lima, 800km a oeste. Uffff...
 
 
 
 
2. Além de Macchu Pichu, a descoberta de Cuzco, antiga capital dos Incas, foi muito interessante. A cidade é o testemunho, por excelência, da confluência de culturas que construiu o moderno Peru, e mantém fortes raízes "indígenas".
 
3. Outra surpresa que não constava dos planos foi a visita à citadela inca de Ollantaytambo, a caminho de Cuzco, e em consequência de ter perdido o comboio em Cuzco. Ao romantismo quase "oitocentista" da lenda em redor desta cidade fortificada (construída alegadamente por um general do Inca que, apaixonado pela sua filha, a raptou e ali se refugiou) alia-se uma localização fabulosa, entre montanhas e com vistas sublimes sobre o Vale Sagrado.

escadasmp.jpg
Escadaria em Macchu Pichu

 
----------------------------------------------------------------------------------------------
excerto do "Diário de Bordo" 05.06.01
 
"(...)Nada se compara ao que vi hoje. Quero escrever isto enquanto estou ainda estupefacto (...) À pequenez que senti, esmagado pelas montanhas a caminho de Macchu Pichu, foi adicionado à chegada um estado de adoração, contemplação (...) Como descrever Macchu Pichu, as mais maravilhosas ruínas do mundo, não hajam dúvidas.Cinco séculos atrás, construção brilhante, anti-sísmica (!)...Ao partir, mais um complemento de magia ao quadro mais que perfeito. Uma chuva fininha e um magnífico arco-iris sobre a citadela perdida dos incas (...)"
 
 

»» Photo gallery - Macchu Pichu

mpvistageral3.jpg

mpvistageral2.jpg

mpvistageral.jpg

eumacchu.jpg

lama.jpg

eump.jpg

eump2.jpg

cimo.jpg

terracosmp.jpg

»» Photo gallery - Cuzco e Ollantaytambo

pracaarmascuzco.jpg

catedralcuzco.jpg

euvale.jpg

vale.jpg

olan1.jpg

olan2.jpg

olan3.jpg

olaneu.jpg

acaminhomp.jpg